Confira a nossa análise do mercado da música, arte, entretenimento e perspectivas sobre modelos de negócio para viver de música em 2021.,
Se preferir conferir este conteúdo em vídeo, assista ao nosso vídeo de 1 minuto e 15 segundos na IGTV:
Ver essa foto no Instagram
Um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus em 2020, o mercado da música, assim como das artes e entretenimento, adaptou-se a formatos e possibilidades que também vão influenciar os modelos de negócio para artistas em 2021.
Monetização de conteúdos exclusivos, acesso e outros benefícios oferecidos pelas comunidades de fãs também foram tendências observadas em 2020, em todo o mundo, e que devem continuar mesmo após o fim do pandemia.
Em 2020, os modelos de apoio direto do fã ao artista foram uma alternativa à falta de shows e eventos presenciais.
Esses modelos também foram úteis para jornalistas, escritores e criadores de conteúdo, que adotaram plataformas como Patreon e Substack para monetizar blogs, newsletters e vídeos.
Naturalmente, nada disso começou em 2020. Apenas ganhou mais força.
Assim como vai seguir ganhando força em 2021, mesmo com o fim da pandemia (afinal, ela há de chegar ao fim! Que assim seja).
Algumas movimentações que temos percebido no Brasil e no mundo, e também alguns insights de profissionais da indústria musical que temos acompanhado, são:
- O conteúdo fechado e os modelos de membership (filiação, inscrição) para artistas serão fortes em 2021 (como reportado pelo Music x Tech x Future);
- O aumento dos serviços de streaming de música centrados no fã (como reportado pelo Water & Music);
- Nicho e foco em comunidades virtuais (segundo Nora Rahimian, da #CultureFix)
Assim, o mercado da música está caminhando para ser cada vez mais focado na relação entre fã e artista, priorizando comunidades e conexões mais diretas do que estratégias de massa.
As palavras-chave que nós selecionamos para quem quer viver de música em 2021:
- horizontalidade;
- conexões;
- comunidades;
- apoio financeiro direto do fã ao artista
Essas serão algumas das características predominantes na construção da marca e modelos de negócio para artistas em 2021.
Claro, essas características não substituem a autenticidade, dedicação, conhecimento sobre o mercado e outras características básicas para quem faz arte. Mas são perspectivas para ficar de olho!
Existem muitas oportunidades para artistas fortalecerem a sua marca e sua base de fãs por meio de estratégias de criação e comunicação!
Além de criarem relações mais genuínas com seus fãs e apoiadores, essas ações vão agregar mais valor à Propriedade Intelectual dos artistas: sua marca (ou marcas) e suas criações (direitos autorais).
A 3Três ofere soluções para proteger e agregar valor às suas criações por meio de estratégias jurídicas e também estratégias criativas e de comunicação.
Agende a sua consultoria conosco!