Leia esse artigo ouvindo música. 🙂 Essa é a trilha oficial da 3Três, criada com exclusividade pela Numa.
Além de muita esperança e alívio logo nas primeiras semanas de 2021, a notícia da vacina Coronavac trouxe outra coisa: um novo hype para a música “Bum bum tam tam”, do MC Fioti, devido à semelhança do nome da música com o nome do Instituto brasileiro que desenvolve a vacina juntamente com a Sinovac Biotech: o Instituto Butantan, centro de pesquisa e produtor de imunobiológicos vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Desde então, o MC de funk paulista foi até chamado para gravar um vídeo nas dependências do Instituto, alterando alguns trechos da letra para fazer referência à vacina.
A inusitada parceria entre MC Fioti e o Instituto Butantan para a campanha de conscientização sobre a vacina contra a COVID-19 mostra o potencial da parceria entre música e comunicação.
Música e comunicação: parceria que comunica valores
Música é arte e arte é comunicação.
O vídeo de “Vacina Butantan”, gravado por MC Fioti nas dependências do Instituto Butantan e inclusive contando com a aparição de servidores, mostra que a união da música com a comunicação pode impulsionar também discussões socioculturais, ou até mesmo questões de saúde pública.
A parceria entre música e ações de comunicação também acontece com muita notoriedade em ações de marketing, publicidade, propaganda branded content (conteúdo de marca) e branded entertainment (entretenimento de marca).
Não se trata de fazer marketing de influência com cantores e músicos — essa é uma ação válida e que pode gerar excelentes resultados, mas explorar o poder da música também pode ir além de veicular uma marca à imagem de um músico.
A música tem o poder de despertar sensações e comunicar mensagens, mesmo que a mensagem desejada não esteja explícita na letra. Como McLuhan dizia, “o meio é a mensagem”. E a música é um meio poderoso.
Ações de marketing e branding com música: benefícios para as marcas
- Visibilidade para a marca;
- Posicionameto da marca mediante associações geradas a partir da música ou vinculação com o artista;
- Aumento de receita com a venda do produto ou serviço, por influência da música;
- Possibilidade de receita com shows e outras ações conjuntas com o artista.
Ações de marketing e branding com música: benefícios para os artistas
- Visibilidade para o artista;
- Receita com licenciamento de música;
- Possibilidade de alavancar outras músicas do catálogo do artista;
- Possibilidade de receita com uso de imagem, shows e outras ações.
Como a música e comunicação se encaixam em ações publicitárias e de marca
A música pode trazer grande diferencial competitivo para uma campanha publicitária ou de marca.
Veja de que formas isso pode ser feito.
Música na publicidade para TV e streaming
A veiculação de músicas em comerciais é conhecida do povo brasileiro há décadas, e inclusive, muitas “músicas de propaganda” fazem parte a nossa memória afetiva.
As marcas que desejam usar música em filmes publicitários para TV, cinema, Youtube e outras plataformas de streaming têm várias possibilidades:
- sincronização da gravação original;
- sincronização de nova gravação, com melodia e letra ajustadas para a ação publicitária, ou “remix”;
- sincronização de composição e gravação originais, feitas exclusivamente para a ação publicitária.
E quando falo em “sincronização”, que é o nome técnico do uso de um fonograma (gravação) em uma mídia, estou me referindo tanto aos vídeos comerciais que usam a música como “trilha de fundo”, quanto àqueles em que a própria música é a atração principal.
Por exemplo: um dos comerciais de que mais me marcaram na adolescência foi o da Pepsi, que juntou 3 mega pop stars (Britney Spears, Beyoncé e Pink) para cantar uma música da banda Queen. O comercial também tinha Enrique Iglesias encenando o papel de um imperador romano.
Jingles publicitários
Muito famosos nas rádios e na política, os jingles são pequenas canções feitas para divulgar uma mensagem publicitária.
Muitas vezes, fazem uso de paródia; ou podem também trazer composições originais.
Ultimamente, os jingles também têm aparecido em podcasts e ads (comerciais) de versões free de serviços de streaming.
Music branding
Também chamado de “audio branding”, o music branding é uma ação de branding (criação e gestão de marca) que cria uma identidade sonora para uma marca.
Este trabalho vai desde a curadoria de música e criação de playlists personalizadas, para ser usada como referência (como a nossa playlist 3Três Estilo aí embaixo) ou trilha sonora de ambientes e eventos, até a criação de músicas ou áudios originais, personalizados para a marca.
Na 3Três, nós gostamos de usar criações originais. Por isso, convidamos a produtora e beatmaker Numa para criar uma trilha especialmente para nós, O resultado você ouve no player logo no início deste artigo. 🙂
Branded content e branded entertainment
O conteúdo de marca (branded content) ou entretenimento de marca (branded entertainment) são campanhas e ações entretenimento que não têm relação direta com a publicidade de um produto ou serviço específico.
Elas têm o objetivo de gerar conexões com a marca, gerar visibilidade para a marca e transmitir sensações e valores com os quais a marca queira ser associada.
Alguns exemplos de ações de branded entertainment são os festivais de música organizados por marcas.
Criando uma estratégia de música e comunicação
Como você viu, são várias as formas de aproveitar o potencial da música em ações de comunicação (publicidade, propaganda, marketing, branding).
Por exemplo, no início do artigo, nós usamos o exemplo do MC Fioti, mas, naturalmente, a parceria com instituições vinculadas ao setor público podem trazer contornos diferentes do que uma ação entre duas empresas, ou uma empresa e um artista que atua como pessoa física.
Uma estratégia que une música e comunicação deve ser muito bem pensada sob todos os aspectos, desde a criação até a parte jurídica.
Comunicação: o que a campanha quer alcançar?
Para planejar uma campanha de comunicação que faz uso de música, deve-se levar em consideração os objetivos da campanha.
- Apresentar a marca ao público?
- Vender um produto?
- Falar com um novo público que a marca ainda não atingiu?
- Melhorar a reputação da marca?
- Criar uma nova imagem e identidade para marca (rebranding)?
Se a marca já tem um planejamento estratégico, essa campanha deve ser inserida dentro dele e em conformidade com os objetivos de longo prazo.
Criação: escolhendo a música certa
A estratégia de criação envolve a escolha do conceito criativo da campanha.
Entra nessa parte a seleção do artista e música que serão usados, ou a contratação do artista ou agência que irá criar uma composição nova especialmente para a campanha.
Jurídico: contratos e Propriedade Intelectual
Por fim, é fundamental que a marca conte com uma assessoria jurídica para que a campanha ocorra da forma mais correta, ética e segura para todas as partes envolvidas.
Cada campanha vai requerer cuidados e providências diferentes. Por exemplo:
- o uso de músicas requer o clearance autoral, que é o trabalho de obter todas as licenças dos detentores dos direitos autorais;
- a criação de “versões” e paródias publicitárias requer autorização;
- o uso de músicas originais, compostas e gravadas especialmente para a marca, envolve cessão de direitos autorais, e é fundamental ter um contrato bem elaborado;
- no Brasil, a veiculação de músicas em comerciais não gera dever de pagar royalties pelos direitos autorais e conexos; porém, a execução de músicas em ambientes e eventos gera recolhimento de direitos autorais e conexos ao ECAD;
- nas ações de branded content e branded entertainment, podem acabar surgindo novas marcas, trazendo a importância de registrá-las no INPI — além de outros conteúdos autorais e até outras formas de Propriedade Intelectual que merecem proteção, como softwares (apps) e desenhos industriais (design de produto);
- na produção de filmes publicitários, é importante ter autorização de uso de imagem de todos que vão aparecer;
- e vários outros contratos, registros em órgãos de propriedade intelectual e cuidados jurídicos.
Pronto para usar música e comunicação no seu negócio?
A 3Três é especializada em serviços e estratégias de criação, proteção de Propriedade Intelectual e comunicação.
Estamos à disposição para te auxiliar em estratégias de música e comunicação! Temos várias soluções na área criativa, assessoria técnica para questões referentes a marcas, direitos autorais e direitos de Propriedade Intelectual em geral, além de direitos de imagem; e estratégias de conteúdo e comunicação também!
Nosso e-mail é: contato@3trescc.com