Compositor, você já ouviu falar em song split sheet, ou folha de divisão de música? Talvez você já até faça isso, mas sem usar esses nomes. Mas pode ser que você nunca tenha ouvido falar, nem parado pra pensar na importância dessa prática para proteger os seus direitos autorais.
Se você tem o hábito de compor em grupo, esse artigo é pra você. Se não tem esse hábito, mas pretende se tornar compositor profissional e crescer no mundo da música, esse artigo também é para você. Afinal, compor em conjunto é algo extremamente comum na indústria da música. Em certos mercados, como o pop, é quase a regra.
Então, adotar o costume de ter uma folha de divisão de música pode te salvar de problemas envolvendo direitos autorais.
Entenda a importância dela para os direitos autorais dos compositores na indústria da música.
Direitos autorais: o que é uma folha de divisão de música, ou song split sheet
Uma folha de repartição de música, ou divisão de música é um documento que registra uma combinação entre compositores sobre a porcentagem de créditos de composição de uma determinada música.
Nesse documento, ficará registrada a divisão dos créditos, conforme a parcela de contribuição de cada compositor.
Por exemplo: se eu participo de uma sessão de composição com outros compositores, mas eu só contribuí para a criação de uma frase, eu devo ficar com um percentual menor do que alguém que criou mais coisas.
Tudo isso pode ser combinado e registrado em uma folha, que depois servirá para guiar o cadastro na obra na editora e a geração do ISRC.
Como são divididos os percentuais sobre a composição de uma música
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como são divididos os créditos sobre a composição de uma canção, Algumas, inclusive, ao ler créditos de suas músicas favoritas, pensam que a ordem dos nomes indica quem contribuiu mais ou quem contribuiu menos. Isso não é verdade.
Não existe regra que determine a divisão de créditos de direitos autorais sobre uma música.
Isso pode ser livremente definido pelos compositores.
A abordagem mais natural é que quem mais contribuiu para a criação da música tenha um porcentagem maior. Mas isso não é absoluto, e aliás, é subjetivo. Às vezes, um compositor cria apenas uma linha do refrão, mas e se essa linha for a parte mais importante da música? Não há problema em dar a esse compositor um crédito igual ou maior que os demais, contanto que todos estejam de acordo.
Por que uma folha de divisão de música é importante para os direitos autorais
“Eu sentia que estava escrevendo músicas inteiras e abrindo mão de créditos… Tipo, essa pessoa só estava lá na sala, entende?”
Tayla Parx, cantora, compositora, e coautora de músicas de Ariana Grande, Chris Brown, Janelle Monaé, e outros artistas
Fonte: Music Business Worldwide
Para quem compõe profissionalmente, é muito comum participar de sessões de composição com outros compositores, artistas e produtores.
E, como você pode ver na fala de Tayla Parx, citada acima, infelizmente também é comum que pessoas que participem dessas sessões recebam mais crédito do que merecem.
Para quem ainda não compõe profissionalmente, esse tipo de problema é ainda mais provável de acontecer, devido à vulnerabilidade dos compositores, que nem sempre têm acesso a uma editora, um advogado.
Ou, às vezes, os compositores iniciantes simplesmente precisam “deixar passar” várias situações, abrindo mão de alguns direitos em troca da chance de fazer seu nome no mercado da música.
Porém, o problema de crédito indevido na composição musical pode ser prevenido quando os compositores usam a folha de divisão de música.
Confira os benefícios de usar a folha de divisão de música:
- A folha de divisão de música demonstra que todos os compositores concordaram com a divisão;
- Ela previne que compositores deixem de receber crédito pela autoria de uma música;
- Ela previne que compositores recebam crédito indevido pela autoria de uma música que não compuseram;
- Ela pode servir de prova judicial ou prova na resolução amigável de conflitos de direitos autorais;
- Ela cria hábitos saudáveis para a prática de composição em conjunto;
- Ela mostra o profissionalismo e boa-fé do compositor, aumentando suas chances de conseguir compor com parceiros consolidados no mundo da música.
Dicas para começar a usar a folha de divisão de música
- A folha precisa ser assinada por todos;
- Só assine após a música estar pronta;
- Se, após a assinatura, a música for alterada, comece uma nova folha;
- Se os compositores estiverem vinculados a uma editora e associação de compositores, façam constar o nome da editora
- Guarde todas as folhas de divisão de música das sessões de composições que participar;
- Sem coragem de propor a folha de divisão de música para seus parceiros? Chame um profissional para te assessorar ou intermediar para você.
A 3Três Consultoria e Criação é um escritório de consultoria e serviços de criação, proteção de Propriedade Intelectual e comunicação.
Estamos prontos para assessorar você, compositor. Continue acompanhando nosso conteúdo, siga-nos no Instagram e entre em contato para conhecer nossas soluções.